Rua Alcino Guanabara, 945 - Hauer - Curitiba
Segunda à sexta das 8h às 18h
(41) 3276.4312 || Whats (41) 99859.0419

Coluna Vertebral pode afetar 80% das pessoas

A presença de dor na coluna é comum em grande parte da população e na maioria dos casos dura pouco tempo e melhora espontaneamente. Aproximadamente 80% das pessoas terá algum tipo de problema na coluna vertebral em algum momento da vida, por isso é extremamente importante ter uma avaliação para fazer o diagnóstico inicial e definir se o problema está relacionado ou não à coluna vertebral.

Confira alguns motivos para consultar um Ortopedista Especialista em Coluna Vertebral:

– Rigidez no pescoço e fortes zumbidos nos ouvidos
Os sintomas de estalidos no pescoço acompanhados de zumbidos nos ouvidos são frequentes nos pacientes que apresentam alterações osteoarticulares na coluna cervical. Eles podem estar ou não acompanhados de manifestações degenerativas na coluna. A rigidez do pescoço é provocada pelas manifestações de desgaste da cartilagem articular. Esses sintomas aparecem tanto em pessoas jovens como em idosos.

Quando os sintomas aparecem aos 20 anos de idade as alterações ósseas nem sempre serão visíveis no exame radiográfico da coluna cervical.

– Ruptura dos discos intervertebrais
Os discos intervertebrais são estruturas que se encontram entre as vértebras. O disco é formado por um anel fibrocartilaginoso, uma estrutura gelatinosa cuja função é a de absorver e diminuir os impactos sobre as colunas vertebrais provenientes das atividades físicas. Este disco pode sofrer um traumatismo ou mesmo um envelhecimento podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso e o núcleo polposo extravasar de seu local original resultando em fortes dores nas costas.

– Dor lombar

Este é um dos problemas mais frequentes na prática médica. Cerca de 90% dos adultos terão a experiência de sentir uma dor lombar em suas vidas. A lombalgia (dor lombar) é a segunda causa de ausência ao trabalho em pacientes abaixo de 45 anos. Os segmentos cervicais e lombares são os mais móveis e permitem movimentos amplos em todas as direções, porém a coluna vertebral não suporta o exagero de movimentos de rotação, hiperflexão e hiperextensão. Com a presença da dor ocorrerá uma diminuição de movimentos implicando em piora na qualidade de vida.

 

Quando esta dor se torna crônica há a necessidade de intervenção, eliminação ou atenuação dos problemas que desencadeiam a lombalgia. As situações que podem desencadear uma dor lombar são:

– Estiramentos na musculatura de suporte da coluna vertebral (quando a musculatura está mal condicionada para a prática de atividades físicas, seja no esporte ou no trabalho)

–  Envelhecimento do corpo humano (é geralmente relacionado com a osteoporose e causa perda da flexibilidade e elasticidade dos músculos e ligamentos)

– Lesão do disco intervertebral (com o envelhecimento, o disco intervertebral perde a sua resistência ocorrendo fissuras na sua periferia)

A Clínica de Fraturas Hauer oferece algumas medidas para aliviar as dores na coluna vertebral através de raio-x, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética.

Fonte: Freepick

 

Comentários Facebook

Formulário de Contato

Rua Alcino Guanabara, 945 - Hauer - Curitiba

Segunda à sexta das 8h às 18h