Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba
Segunda à sexta das 8h às 18h
(41) 3276.4312 Whats (41) 99859.0419

Fratura: O que fazer quando um osso quebrar?

Nas suspeitas de fratura, acontece de muitas pessoas não terem ideia do que fazer. Em caso de suspeita de fratura, ou seja, quando o osso se parte provocando dor, inchaço, incapacidade de movimentos e até mesmo deformidade, o ideal é correr para uma clínica especialista para resolver de imediato o problema.

Mas é importante seguir os seguintes passos em caso de fratura!

Mantenha a calma!
Não se desespere. Caso a fratura seja em outra pessoa, observe se há outros ferimentos mais graves, cortes e sangramentos. Se a suspeita for em você mesmo, peça para alguém avaliar visualmente.

Faça os primeiros socorros
Tente realizar os primeiros socorros à vítima, tomando todo o cuidado para não agravar o quadro. Mantenha o órgão afetado em repouso, numa posição natural e confortável. Tente imobilizar as articulações próximas á lesão. Pedaços de madeira, jornais dobrados ou mesmo um pedaço de caixa de papelão podem servir como talas nos casos de ossos quebrados. Coloque um tecido ou algodão entre a tala e o membro fraturado para não causar desconforto e amarre com um pano bem limpo. Tentar imobilizar ao máximo!

Você sabe qual é a diferença entre torção, luxação, contusão e fratura? Confira aqui que te explicamos tudinho!

Nem pense em colocar no lugar
Um dos maiores erros é tentar recolocar o osso no lugar. Nem pense nisso! Nunca tentar endireitar ou colocar o osso no lugar. Por melhor que seja a intenção, esta ação pode prejudicar a recuperação e agravar o quadro do paciente!

Aliás, é melhor tomar cuidado com os patinetes elétricos! Eles podem ser um perigo!

Fratura exposta
Nos casos mais graves, como a exposta, o ideal é tentar cobrir o ferimento com algo limpo. Se tiver gaze esterilizada, melhor. E se estiver com muito sangramento, é preciso fazer uma compressão acima da região fraturada para tentar impedir o fluxo de sangue.

Assim que todos esses passos forem realizados, leve o paciente até a Clínica de Fraturas Hauer para começar todo o processo de recuperação! Quanto mais rápido começar, melhor para o paciente!

Comentários Facebook

Formulário de Contato

Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba

Segunda à sexta das 8h às 18h