Qual é a diferença entre sapatos terapêuticos e ortopédicos?

Atualmente, fala-se muito em estilo de vida saudável. Mas já reparou como a maioria das dicas a esse respeito envolve basicamente alimentação e exercícios físicos? A verdade é que, para ser realmente saudável, precisamos de outros cuidados com nosso corpo, a começar pelos pés.

Quando cuidamos deles, temos mais conforto e qualidade de vida, pois evitamos dores, minimizamos os efeitos de alguns problemas de saúde e evitamos doenças no futuro. Para isso, os sapatos terapêuticos e ortopédicos são as melhores opções.

No entanto, para decidir qual deles é melhor para você, é preciso saber as funções e características de cada um.

O QUE É SAPATO TERAPÊUTICO?

Desenvolvido para dar mais qualidade de vida às pessoas com doenças que afetam a biomecânica do pé, esse calçado ameniza sintomas de problemas como o pé diabético e artrite reumatoide. Os modelos são mais largos e flexíveis que os sapatos normais para não apertar os pontos doloridos e não criar feridas.

Eles são feitos com couro macio e são leves — no máximo 480 g cada pé. O solado possui espessura mínima de 2 centímetros e não apresenta costuras ou dobras internas. Para os pés reumáticos, o ideal é que o sapato tenha alta absorção de impacto e auxilie na impulsão e na redução da pressão provocada ao caminhar.

QUEM DEVE USAR?

É fundamental que pessoas com os problemas já citados usem esse tipo de calçado, visto que ele diminui a dor e evita maiores complicações. Quem tem pé diabético, por exemplo, tem grandes chances de desenvolver úlceras plantares. Ter mais conforto na hora de caminhar pode evitar que isso ocorra.

Esses sapatos também são recomendados para um tratamento pós-cirúrgico nos pés, pois reduzem drasticamente o impacto e facilitam a recuperação. Também são indicados para pessoas com problemas que não precisam de cirurgia. Nesse caso, funcionam como um tratamento preventivo.

O QUE É SAPATO ORTOPÉDICO?

É um calçado com formato anatômico que permite ao pé ficar apoiado com total comodidade, diminuindo o cansaço e o impacto em articulações como joelho, tornozelo e quadril e reduzindo os riscos de lesões nesses ligamentos. Eles ainda auxiliam na correção de deformidade dos pés e tornozelos e, nesse caso, são indicados por um médico.

PARA QUEM É RECOMENDADO?

Pessoas com pé plano ou pé cavo precisam fazer uso do sapato ortopédico para melhorar o problema. Mas, por aliviarem dores e melhorar as condições podológicas, podem ser usados por qualquer pessoa — especialmente por aquelas com pés delicados.

Para surtir o efeito desejado, o sapato ortopédico deve ser adaptado para cada caso. Uma pessoa com pé plano, por exemplo, precisa de um calçado que reduza os efeitos dessa deformidade e esse modelo será diferente daquele recomendado para quem tem pé cavo. Por isso, é primordial que um ortopedista seja consultado e faça o diagnóstico da anatomia do seu pé.

Agora que você já sabe diferenciar os sapatos terapêuticos e ortopédicos, ficou muito mais fácil selecionar o modelo correto, não é? Lembre-se: isso deve ser feito com o auxílio do seu médico.

Gostou das nossas dicas, mas está com medo de ficar fora de moda? Não se preocupe com isso! Hoje, o design dos sapatos terapêuticos e ortopédicos segue as tendências modernas e contam com modelos super em voga. Entre em contato conosco e conheça as melhores opções de calçado para o seu caso!

Fonte: Meu Pé de Conforto