Cuidado com as dores no joelho

O joelho é formado por ossos, ligamentos, meniscos e músculos e os principais fatores que causam dores nesse local estão relacionados à problemas na estabilidade das estruturas, o desalinhamento dos membros e a sobrecarga gerada.

Por ser uma região muito instável e delicada, o funcionamento adequado do joelho depende de diversos fatores. As lesões – principalmente as mais agudas – estão relacionadas com a prática de esportes e envolvem:

– Lesões de menisco
– Dor na lateral do joelho
– Hoffite, tendinites e bursites

As dores no joelho são decorrentes de diversos fatores pela complexidade desta articulação e estão relacionadas com a sobrecarga (sobrepeso ou carga excessiva de exercícios físicos) e falta de estabilidade que deixa a região vulnerável – além dos desalinhamentos.

O avanço da idade também influencia o funcionamento do joelho, pois diminui a força muscular e piora a recuperação além de poder aumentar a probabilidade de ocorrer lesões e acelerar o desgaste das estruturas.

Principais patologias que podem estar relacionadas com dores no joelho:

– Artrite:  Grupo de doenças que causam inflamação nas articulações. Suas causas são variadas e podem ser derivadas do enfraquecimento da musculatura, desgaste das estruturas envolvidas na articulação e doenças autoimunes. Seu tratamento é variado e depende do tipo de inflamação. Nos joelhos causa uma dor aguda, com vermelhidão e inchaço.

– Artrose:  Doença degenerativa que causa o desgaste da cartilagem envolvendo ossos, causando rigidez e dificuldade para a movimentação da articulação. Doença comuns entre a população acima de 65 anos, a artrose ainda não possui uma cura definitiva, mas os tratamentos são muito eficazes para alívio das dores e amenização dos sintomas. Nos joelhos, a doença acaba progressivamente com a cartilagem e pode ser necessário uma prótese.

– Síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI): É um tendão que surge nos músculos do glúteo e se insere na tíbia, um osso da perna. Esse tipo de síndrome é comum em corredores, devido ao grande esforço das pernas e alta repetição de movimentos. Causa dores bem localizadas na região lateral da perna e no joelho.

– Síndrome da dor femoropatelar (SDFP): A patela é um osso cuja função é de alavanca para a perna, ajudando na eficiência do músculo da coxa. Quando há um mau funcionamento, devido à falta de alongamento ou aos longos períodos sentado, a cartilagem entre a patela e o fêmur pode sofrer desgaste e causar fortes dores no joelho.

– Hoffite: A Hoffa nada mais é do que uma gordura que protege o joelho, amortecendo os impactos no local. Se por algum motivo a Hoffa receber uma carga maior do que o normal, ela inflama (a Hoffite). É muito comum em praticantes de esportes de alta intensidade, mas também pode acontecer com pessoas que realizam movimentos como subir escadas e pedalar.

– Tendinites e bursites: Estas lesões estão associadas ao excesso de uso do joelho, sobrecargas e esforço repetitivo das estruturas. Podem causar fortes dores e incômodos durante o caminhar. A falta de alongamento muscular pode sobrecarregar o tendão, a postura inadequada,  idade avançada e o estresse também influenciam o desenvolvimento destas doenças.

A Clínica de Fraturas Hauer oferece algumas medidas para aliviar as dores no joelho através de raio-x, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética.

Foto: Freepick