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Dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões nos pés

A caminhada é a atividade física mais praticada, mais democrática e que todo mundo deveria praticar! Você já viu que são precisos dez mil passos diários para manter a forma e como atingir essa meta e demos dicas para sua caminhada “render” e ser um exercício realmente eficaz.

Quem caminha bastante deve ficar atento para a saúde dos pés. Embora a caminhada seja uma atividade relativamente de baixo impacto, as articulações, músculos e tendões são exigidos, principalmente nas subidas e descidas, e se você estiver pisando errado, com o tênis inadequado ou cometendo outros erros, pode sofrer lesões.

Existem três “pés” de um tripé para o cuidado com os pés:

Apoio do pé
Quando estamos em uma subida ou decida, temos instintivamente o hábito de apoiar o peso do corpo sobre a parte da frente do pé (nas subidas) ou no calcanhar, nas descidas. Mas isso é errado. Devemos sempre apoiar o peso do corpo por sobre toda a extensão dos pés, ou seja, colocar todo ele no chão ao caminhar. Além de não sobrecarregar uma parte do pé, desse jeito você tem total equilíbrio e sustentação do corpo ao andar, o que evita escorregões.

Peso do corpo
No geral, a maior parte do peso do corpo costuma ficar sobre a parte da frente do pé. Por isso, ao andar você deve colocar primeiro a parte dos dedos do pé no chão, suavemente, e apoiar o peso na parte logo após os dedos, para então apoiar o calcanhar no chão e o levantar, terminando o movimento apoiando os dedos no chão.

Postura
Ao caminhar, você deve manter a coluna ereta, com o pescoço esticado e a cabeça elevada, olhando o horizonte, sem deixar curvar as costas.

Se você estiver sentindo alguma dor ou desconforto ao andar, procure um ortopedista, que fará uma avaliação física para ver se você tem algum problema e recomendará fisioterapia para corrigir o problema. O importante é continuar caminhando!

Um bom par de tênis, que ofereça amortecimento e absorção dos impactos, suporte e tração para os pés, também é essencial para caminhar sem sentir dores ou sofrer lesões.

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