Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba
Segunda à sexta das 8h às 18h
(41) 3276.4312 || Whats (41) 99859.0419

Novembro Azul e a prevenção do câncer de próstata

Se o Outubro Rosa já é uma marca mundial para a prevenção da saúde da mulher contra o câncer de mama, o Novembro Azul é o momento dos homens se lembrarem da importância de cuidar de um mal que atinge exclusivamente eles: o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum dentre os brasileiros.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que mais de 68 mil novos casos da doença aconteceram em 2018 – e este número poderia ser reduzido com os exames próprios para detectar este mal. Dentre as maiores vítimas estão homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com histórico da doença em parentes de primeiro grau (pai, irmão ou filho).

Se grande parte da população masculina se preocupa tanto com questões físicas mais relacionadas com o físico, como fraturas, por outro lado eles se cuidam menos que as mulheres com relação ao câncer – e os números mostram que graças ao Outubro Rosa, as mulheres estão vivendo mais! A expectativa de vida dos homens brasileiros é de 72,5 anos enquanto as mulheres é de 79,6 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do urologista ser o médico mais visitado pelos brasileiros (37% dos entrevistados de uma pesquisa recente), 59% não costumam manter consultas periódicas, segundo levantamento Um Novo Olhar para a Saúde do Homem. O que deveria ser uma responsabilidade deles acaba sendo das mulheres (mães, esposas e filhas), responsáveis pelo ato de conscientização masculina.

No Centro de Referência em Saúde do Homem, cerca de 70% deles só vão à consultas médicas quando estão acompanhados por uma destas figuras femininas – e 50% dos homens só procuram ajuda médica quando é tarde demais e há necessidade de uma intervenção cirúrgica.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Então que tal cuidar um pouco mais da saúde para não fazer parte desta estatística? Novembro Azul está aí e já passou da hora dos homens tomarem consciência da importância dos exames contra o câncer de próstata.

Procure seu médico e faça os exames quanto antes.

Acompanha a Clínica de Fraturas Hauer no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo sobre fraturas e saúde em geral

Comentários Facebook

Formulário de Contato

Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba

Segunda à sexta das 8h às 18h