20 de outubro, Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose

A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), que é uma organização sem fins lucrativos, está organizando uma campanha para o dia 20 de outubro quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, uma doença silenciosa que atinge atualmente 10 milhões de brasileiros e mata mais do que o câncer de mama.

Por ser uma doença que não dá muitos sinais perceptíveis, a Clínica de Fraturas Hauer entende que é necessário alertar a população sobre esta perigosa doença!

A osteoporose se caracteriza pela fragilidade dos ossos e consequentes fraturas, com risco maior para as mulheres. A osteoporose não tem cura, mas tem tratamento, realizado através de medicação para fortalecimento da estrutura óssea, ingestão de alimentos ricos em cálcio, vitamina D e proteína – além de mudanças de hábitos como prática de exercícios físicos e exposição ao sol.

O brasileiro, em média, ingere 500 mg de cálcio por dia e a recomendação para pessoas acima de 50 anos são 1200 mg diárias.

O rastreamento da doença é feito pelo exame de densitometria óssea. Mulheres devem realizá-lo já a partir dos 50 anos, período em que se inicia a menopausa. Já os homens, a partir dos 65.

Grupos de risco
Idosos
Mulheres na menopausa
Pessoas que fumam, bebem ou utilizam corticoides
Quem sofre de artrite
Com baixo peso ou
Que tenham casos de osteoporose em parentes de primeiro grau.

A doença atinge mais mulheres (nove em cada dez doentes) do que homens por uma questão hormonal – por isso a incidência na menopausa – e também pelo tamanho do osso, visto que o do homem é geometricamente maior que o da mulher.

A osteoporose pode matar ou causar perda de autonomia e um terço dos pacientes que sobrevivem à fratura no quadril se torna dependente no que se refere à mobilidade.

No Dia da Prevenção à Osteoporose, faça a sua parte contra a osteoporose e realize exames!

Siga a Clínica de Fraturas Hauer no Facebook e no Instagram para saber mais!