Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba
Segunda à sexta das 8h às 18h
(41) 3276.4312 || Whats (41) 99859.0419

Brasileiras não sabem dos riscos de fraturas causadas pela osteoporose

Grande parte da população feminina não sabe dos riscos das fraturas causadas pela osteoporose, isso é o que mostra um levantamento recente que entrevistou seis mil mulheres acima dos 55 anos em nove países. O percentual das brasileiras que conhecem a doença é de 70%, mas apenas 7% tem consciência de que são as mulheres o fator de maior risco. Mais grave é que 67% nunca levantam este tema quando realizam exames de rotinas.

De acordo com a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), a osteoporose atinge cerca de 200 milhões de mulheres no mundo todo – sendo um décimo com 60 anos, um quinto com 70 anos, dois quintos com 80 anos e dois terços com 90 anos.

Fatores de risco!
O fato é que a cada cinco pacientes com osteoporose, quatro são mulheres e o fato da doença ser silenciosa apenas agrava este cenário. Sem grandes sintomas, a osteoporose diminui a massa óssea e este detalhe deixa os ossos com sérios riscos de fraturas – ainda mais quando chega o período da menopausa.

Além dos fatores já citados, é bom as mulheres ficarem atentas com o histórico familiar, se há quadros de artrite reumatoide além de evitar fumar e beber em excesso. Estas informações, com o exame de densitometria óssea, são fundamentais para detectar a doença. O exame precisa ser feito a cada um ou no máximo dois anos, dependendo dos fatores de risco.

Uma dica para quem sofreu uma fratura é investigar imediatamente se há a possibilidade de osteoporose – uma vez que, quem já sofreu fraturas têm um risco maior de apresentar esta doença. Esta é uma grande oportunidade de prevenção principalmente para idosos que podem sofrer quedas com frequência e apresentam perda progressiva de massa óssea.

É bom ficar atento com fraturas frequentes e procurar um especialista da Clínica de Fraturas Hauer!

Sofreu alguma fratura? Procure a Clínica de Fraturas Hauer para o melhor atendimento de Curitiba. Siga a gente no Facebook e no Instagram para acompanhar as novidades e tirar qualquer dúvida.

Comentários Facebook

Formulário de Contato

Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba

Segunda à sexta das 8h às 18h