Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba
Segunda à sexta das 8h às 18h
(41) 3276.4312 Whats (41) 99859.0419

Entenda a diferença entre torção, luxação, contusão e fratura

Seja no futebol, na rua ou em casa, quando alguém se machuca sempre fica a dúvida sobre o tipo de lesão que ocorreu. Saber a diferença entre torção, luxação, contusão e fratura, não é uma tarefa simples. Entenda agora as diferenças de cada um e como isto pode ser importante para um melhor diagnóstico e tratamento.

Contusão 
Considerado menos grave, pois é a consequência de uma pancada que pode consequentemente surgir hematoma, dor e inchaço. Neste caso não ocorre cortes em tecidos moles, e a solução pode ser apenas repouso e gelo no local para diminuir o incômodo.

Torção 
Caracterizada por ruptura total, parcial ou até mesmo estiramento do ligamento, causam dor, inchaço, hematomas e até mesmo dificuldades para caminhar. Neste caso o tratamento requer um pouco mais de atenção, além do repouso pode ser necessário o uso de medicamentos, gesso ou atadura e em casos graves de intervenção cirúrgica.

Luxação 
A luxação é um caso de urgência ortopédica, ela é caracterizada como lesão em que a articulação é tirada de sua posição normal, e a cartilagem é prejudicada podendo acarretar uma degeneração da articulação afetada. Para tratar, o ortopedista precisa reposicionar o osso e após esta intervenção, o paciente deve realizar fisioterapia ou em casos mais graves, cirurgia para posicionamento ósseo.

Fratura 
Este também é o caso de emergência ortopédica, pois, é quando existe quebra do osso, desencadeando forte dor, hematomas e inchaços. A fratura pode ser fechada, quando não há exposição do osso, ou aberta, quando encontra-se abertura da pele. Pode ocasionar danos aos vasos sanguíneos e nervos, infecções ósseas, entre outros. Em primeiro momento é trabalhado o alívio da dor, e na sequência pode ser feita desde uma imobilização até procedimentos cirúrgicos.

Mesmo com esses conhecimentos, independente do problema é importante procurar a opinião de um especialista. Os tratamentos são específicos para cada caso. 

Com informações de: Notícias ao Minuto

Comentários Facebook

Formulário de Contato

Rua Miguel Poholink, 114 - Hauer - Curitiba

Segunda à sexta das 8h às 18h